Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,21/09/2024

  • A +
  • A -

Bispo de Campina Grande receberá dois títulos de cidadão

Sergipano, Dom Dulcênio está à frente da Diocese de Campina Grande há quase 7 anos

Com assessoria
Bispo de Campina Grande receberá dois títulos de cidadão Internet

No próximo dia 12 de setembro, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, será homenageado com os Títulos de Cidadão Paraibano e Cidadão Campinense. A Sessão Solene conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Campina Grande acontecerá às 19h no auditório do Seminário Diocesano, localizado no bairro do Alto Branco.

O Título de Cidadão Paraibano, concedido por meio de uma proposta do Deputado Tovar Correia Lima, é destinado a pessoas que, embora não sejam naturais da Paraíba, prestam serviços de relevância para a comunidade local.

Já o Título de Cidadão Campinense, proposto pelo Vereador Márcio Melo, é concedido a indivíduos que demonstram amor pela cidade e que realizaram serviços significativos, reconhecendo oficialmente sua contribuição e comprometimento com a comunidade campinense.

Dom Dulcênio, que está à frente da Diocese de Campina Grande há quase 7 anos, tem desempenhado um papel vital na vida dos católicos da região. Sua atuação abrange não apenas a cidade de Campina Grande, sede da Diocese, mas também os 60 municípios que fazem parte da jurisdição diocesana. As honrarias recebidas são um reflexo da gratidão e do reconhecimento pela dedicação e pelo impacto positivo de suas ações pastorais e sociais na sociedade paraibana.

Perfil

Dom Dulcênio nasceu no dia 19 de outubro de 1958, na cidade de Lagarto, em Sergipe, e ingressou no seminário no ano de 1979, estudando Filosofia em Brasília e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 1985 foi ordenado sacerdote, exercendo seu ministério nas paróquias de sua diocese de origem, Estância, Sergipe.

Em 18 de abril de 2001, depois de 15 anos de ministério sacerdotal, o Papa João Paulo II, o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Na época, era o bispo mais jovem do episcopado brasileiro. Foi sagrado bispo aos 16 de junho de 2001 em Estância. Dom Dulcênio escolheu, para a vida episcopal, o lema ‘Pro Mundi Vita’ (Para a Vida do Mundo).

Depois de cinco anos de pastoreio em Aracaju, no dia 05 de julho de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Dulcênio como Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios. No dia 09 de setembro do mesmo ano aconteceu sua posse tornando-se o quarto Bispo de Palmeira dos Índios.

Após cinco meses de vacância, a diocese de Campina Grande recebeu a nomeação no aniversário da cidade. Fontes é nomeado bispo da Diocese de Campina Grande. Ele foi anunciado oficialmente na manhã de quarta-feira (11) de outubro de 2017 pelo portal do Vaticano Romano.

O bispo vem transferido da diocese de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Ele passou 11 anos naquela região. Dulcênio Fontes será o 8º bispo de Campina Grande. Com a posse de Dom Manoel Delson para no cargo de arcebispo da Paraíba, Campina Grande ficou sem bispo durante cinco meses.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.