Paraíba Novo Normal

Novo Normal: 100% do Estado da PB está em bandeira vermelha ou laranja, segundo avaliação

São 13 cidades na bandeira vermelha e 210 na bandeira laranja. 100% dos municípios da Paraíba estão em bandeira laranja e vermelha.

Por Hélder Loureiro Pegado

04/04/2021 às 12:33:12 - Atualizado h√°

A avalia√ß√£o do Plano Novo Normal, do governo da Para√≠ba, mostrou uma piora do cen√°rio da pandemia no estado, com todas as cidades em bandeira vermelha ou laranja. Comparado a √ļltima avalia√ß√£o, o n√ļmero de munic√≠pios na vermelha mudou pouco: caiu de 15 para 13. J√° na laranja, o n√ļmero subiu de 205 para 210, o total de cidades classificadas com n√≠vel de mobilidade restritiva.

Desde o in√≠cio do Plano Novo Normal, em junho de 2020, é a primeira vez que a classifica√ß√£o feita pelo governo traz 100% das cidades paraibanas nas modalidades "restritiva" e "impedida".

Essa é a terceira avalia√ß√£o consecutiva em que a bandeira verde - que indica normalidade - se encontra zerada. J√° a bandeira amarela esteve presente no mapa do estado em apenas tr√™s munic√≠pios na pen√ļltima avalia√ß√£o, divulgada em 20 de mar√ßo.

Os 12 munic√≠pios que fazem a regi√£o metropolitana de Jo√£o Pessoa est√£o classificados na bandeira laranja. Além disso, Campina Grande também é uma das cidades classificadas nesta bandeira.

A 22¬™ avalia√ß√£o mostrou ainda que a Para√≠ba tem uma média de interna√ß√£o a cada 14 minutos em raz√£o do agravamento da doen√ßa em todo o estado.

Na taxa de letalidade, o estado tem 73 cidades que est√£o acima da média estadual, com 2,2% de letalidade pelo novo coronav√≠rus.

O Plano Novo Normal é a matriz de orienta√ß√£o do estado para o funcionamentol das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar.

De acordo com o novo decreto, bares, restaurantes e conveni√™ncias podem abrir das 6h às 22h para atendimento no próprio local. Neste tipo de estabelecimento, a capacidade m√°xima deve ser de 30% de ocupa√ß√£o para ambientes fechados e 50% para ambientes abertos ao ar livre.

J√° os centros comerciais e shoppings centers dever√£o obedecer ao hor√°rio de funcionamento de 10h às 22h, monitorando a quantidade de pessoas no interior destes locais, além de verificar a temperatura dos consumidores na entrada e de disponibilizar √°lcool gel.

A Secretaria de Estado da Sa√ļde destaca a necessidade de m√°ximo empenho da popula√ß√£o, no sentido de seguirem usando m√°scaras com frequ√™ncia, n√£o aglomerando, ou seja, convivendo apenas com seu n√ļcleo familiar b√°sico, além de manter boa higiene das m√£os.

Fonte: Com G1/PB
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à hl.com LTDA.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta