Lula viaja ao México no domingo (29) e tem reuniões com Obrador e nova presidente eleita
Durante a visita, Lula também participa de reuniões bilaterais e de um fórum com mais de 400 empresários dos dois países. Objetivo é estreitar laços comerciai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará viagem rápida ao México no próximo domingo (29) para participar da posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum.
Lula chegará ao país no final da tarde de domingo e não tem agenda prevista para o resto do dia. Na segunda (30), terá reuniões separadas com o atual presidente mexicano López Obrador e com a presidente eleita.
O encontro com Obrador, antes que ele saísse do cargo, foi uma promessa de Lula, que cancelou a ida em eventos de campanha do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, no fim de semana para cumprir o compromisso com o mexicano e prestigiar a nova presidente eleita.
A situação da Venezuela deve ser um tema levado por Lula para as duas autoridades, mas não há expectativa de negociação sobre o tema.
Desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela indicou a reeleição Nicolás Maduro no país, o Brasil adotou uma postura de exigir a divulgação das atas e se manter como um interlocutor de Maduro e González.
A negociação vinha sendo feita em conjunto com Colômbia e México, mas Obrador decidiu se afastar das discussões semanas depois. Sheinbaum também já afirmou que não se comprometeria em seguir no diálogo sobre o processo da Venezuela e que essa era uma atribuição de organizações internacionais.
Dentre outros pontos de discussão estão a crise climática e ambiental, além da igualdade de gênero. Sheinbaum é cientista climática e será a primeira mulher a ocupar a presidência do México.
Além disso, será abordada – nas reuniões – a ampliação do comércio entre os países, com foco no aumento da exportação de produtos agrícolas e no aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica nº 55, que regula o comércio de produtos automotivos entre os países.
Não deve ocorrer assinatura de atos de cooperação. Segundo o governo, há acordos sendo elaborados, mas a assinatura ficará para quando Sheinbaum visitar o Brasil já como presidente. Ela deve ser convidada durante o encontro dos dois.
Ainda na segunda, Lula fará o encerramento do Fórum Empresarial México-Brasil. Cerca de 150 empresários brasileiros participarão do evento.
De acordo com o governo, há espaço na agenda para encontros bilaterais com outros chefes de Estado que irão para a posse, mas não há previsão de reuniões até o momento.
Na terça-feira (01), Lula participa da posse de Sheinbaum e já retorna a Brasília.
COMENTÁRIOS