Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,05/10/2024

  • A +
  • A -

Eleições na Paraíba vão contar com mais de 11,5 mil urnas e 50 mil servidores da Justiça e mesários

Eleições deste ano vão acontecer no domingo (6). Do total de urnas, 1,2 mil estão em situação de reserva e só serão usadas em caso de problemas com as titulares

Com ClickPB
Eleições na Paraíba vão contar com mais de 11,5 mil urnas e 50 mil servidores da Justiça e mesários @Zanone Fraissat

As eleições municipais deste ano, que acontecem neste domingo (06), vão contar com 11.539 urnas eletrônicas e mais de 50 pessoas envolvidas trabalhando no pleito em todo o Estado da Paraíba. Os dados foram mencionados pelo coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro.

O servidor da Justiça Eleitoral falou, em entrevista numa emissora de João Pessoa, nesta sexta-feira (04), que todo o pessoal de apoio está preparado para fazer com que o pleito ocorra de maneira tranquila no estado.

Sobre as urnas, das 11.539 disponibilizadas, 10.339 foram instaladas nas sessões de votação e 1,2 mil são urnas de contingência, usadas apenas em caso de quebra ou problema nas urnas titulares.

“Entre os anos de eleições, as urnas passam por manutenção, testes e cargas de bateria para garantir que na hora da votação elas urnas não quebrem. Serão instaladas 10.339 urnas, com 1,2 mil delas sendo de contingencias. Cada sessão terá presidente, secretário e dois mesários. São mais de 40 mil pessoas participando ativamente nessas funções. No total, mais de 50 mil pessoas envolvidas na eleição. Um batalhão de gente para garantir o recebimento do voto”, ressaltou Cassimiro.

“TRE está antenado a todos os acontecimentos”, diz presidente

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Agamenilde Dias, afirmou, também, nesta sexta-feira (4), em sessão plenária, que a equipe da Justiça Eleitoral está preparada e antenada a todos os acontecimentos das Eleições Municipais para este ano. Em discurso, a magistrada pregou tranquilidade.

“No dia 6 de outubro, estamos esperando que tudo ocorra dentro do planejado, dentro do trabalho, dentro do esperado, com segurança, com tranquilidade. Onde a eleitora e o eleitor possa exercer com soberania, o seu direito ao voto”, disse Agamenilde.

A autoridade defendeu a utilização das urnas eletrônicas, rechaçando qualquer tipo de desinformação entre os quase 3,3 milhões de eleitores em todo estado.

“Esse é um momento importante para reafirmação do que Justiça Eleitoral insiste e tenta trazer uma forma do discurso que diminui a desinformação que ainda campeia. Em relação a urna eletrônica nós recebemos como injusta essa desinformação que parte daqueles muito mais desinformados sobre esse sistema seguro”, afirmou.

“Dizer que a caminhada ainda acontece, o nosso dia maior de festa, essa festa tem um número alto de convidados, são 3,255 milhões eleitores. O juízes das quase 68 zonas eleitorais estão preparados, auxiliares também designados, a parceria com o Ministério Público Eleitoral, de sorte que o que foi planejado e o que foi de responsabilidade da Justiça Eleitoral foi feito, está sendo feito e, como diz os jovens, estamos antenados a todos os acontecimentos”, complementou Agamenilde.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.