Justiça Jacarezinho

Aras pede esclarecimentos sobre operação que deixou 25 mortos no Rio de Janeiro

A ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi a mais letal da história do Estado.

Por Hélder Loureiro Pegado

07/05/2021 às 20:34:39 - Atualizado h√°

O procurador geral da Rep√ļblica, Augusto Aras, solicitou, nesta sexta-feira (7), esclarecimentos às autoridades do Rio de Janeiro sobre a opera√ß√£o policial que matou 25 pessoas na 5¬™ feira (6.mai) no Jacarezinho, zona norte da capital.

A a√ß√£o da Pol√≠cia Civil do Rio de Janeiro foi a mais letal da história do Estado.

Foram encaminhados of√≠cios ao governador do Rio de Janeiro, Cl√°udio Castro (PSC), ao procurador-geral de Justi√ßa do MP-RJ (Ministério P√ļblico do Estado do Rio de Janeiro), Luciano Mattos, às pol√≠cias Civil e Militar do Rio de Janeiro, ao TJ-RJ (Tribunal de Justi√ßa do Rio de Janeiro) e à Defensoria P√ļblica do Estado. O prazo para envio das informa√ß√Ķes é de 5 dias √ļteis.

Aras pede explica√ß√Ķes sobre as circunst√Ęncias da opera√ß√£o policial. O procurador citou a possibilidade de responsabiliza√ß√£o dos envolvidos na a√ß√£o, caso se comprove que houve descumprimento da decis√£o do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu opera√ß√Ķes policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia.

Segundo assessoria de imprensa da PGR, o órg√£o vai esperar as informa√ß√Ķes solicitadas para avaliar as "eventuais medidas cab√≠veis".

Na quinta-feira (6), o ministro do STF Edson Fachin encaminhou a Aras um v√≠deo da opera√ß√£o policial. Solicitou "provid√™ncias devidas" e pediu que fosse informado de eventual responsabiliza√ß√£o dos envolvidos que aparecem no v√≠deo. O material também foi enviado ao procurador-geral de Justi√ßa do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza.

Fachin disse que h√° ind√≠cios de atos que podem ser de execu√ß√£o arbitr√°ria na opera√ß√£o policial. O magistrado também afirmou que os fatos relatados "parecem graves".

Fonte: Poder360
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação LTDA.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta