Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,18/10/2024

  • A +
  • A -

Indústria fecha no positivo e prévia do PIB sobe 0,2% em agosto

Dados são do IBC-Br, índice do Banco Central, que é uma prévia do PIB

Com Agência Brasil
Indústria fecha no positivo e prévia do PIB sobe 0,2% em agosto @Rafa Neddermeyer

A atividade da economia em agosto apresentou alta de 0,2%, na comparação com julho, segundo os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central. O IBC-Br é visto como uma prévia do PIB, calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acompanha mês a mês a atividade econômica e antecipa possíveis pressões inflacionárias.

Na passagem de junho para julho, a economia recuou 0,4%, segundo o IBC-Br. Ainda de acordo com o BC, na comparação com agosto de 2023, os dados mostram que o IBC-Br cresceu 3%. No acumulado em 12 meses, o índice apresentou um avanço de 2,5%. No ano, o índice acumula alta de 2,9%. No trimestre encerrado em agosto, o IBC-Br registra alta de 1,5% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 4%.

"A atividade doméstica deve crescer em ritmo moderado neste semestre, após um desempenho mais forte do que o esperado no primeiro semestre de 2024. A maioria dos componentes do PIB deve permanecer em território positivo, especialmente aqueles ligados à demanda das famílias. Os indicadores do mercado de trabalho continuam sólidos e as concessões de crédito ganharam força recentemente", avalia a XP em comunicado após o anúncio do IBC-Br.

IBC-Br X PIB

O IBC-Br do BC é um índice criado para tentar antecipar o resultado do PIB, mas os resultados nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

O cálculo do PIB, divulgado pelo IBGE, e do IBC-Br é um pouco diferente – o indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas não considera o lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE).

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária.

Mais detalhes com Gabriel Brum, no áudio abaixo.




Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.