Religi√£o Comunicadora do Evangelho

Luto: Morre Irmã Maria Alba Vega, religiosa paulina e ex-assessora de comunicação da CNBB

Nascida em Santiago de Compostela, na Espanha, Irmã Maria Alba veio para o Brasil com a família ainda na adolescência. Entrou para a Congregação das Irmãs Paulinas em 1962.

Por Hélder Loureiro Pegado

12/05/2021 às 19:26:14 - Atualizado h√°

Faleceu nesta quarta-feira, (12), em decorr√™ncia de um c√Ęncer, irm√£ Maria Alba Vega, 77 anos. Ela estava internada no Hospital Santa Isabel, na cidade de S√£o Paulo.

Nascida em Santiago de Compostela, na Espanha, Irmã Maria Alba veio para o Brasil com a família ainda na adolescência. Entrou para a Congregação das Irmãs Paulinas em 1962.

A religiosa pertencia a Pia Sociedade Filhas de S√£o Paulo (Irm√£s Paulinas), cuja carisma e miss√£o é evangelizar por meio dos modernos meios de comunica√ß√£o. Em seu apostolado, atuou em diversos servi√ßos eclesiais no campo da comunica√ß√£o social no Brasil, como na Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Formada em jornalismo e rela√ß√Ķes p√ļblicas pela Pontif√≠cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Irm√£ Maria Alba foi assessora do Setor de Comunica√ß√£o da Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1985 a 1991, bem como assessora de imprensa da entidade, entre 1991 e 1999.

Foi secret√°ria Geral da Uni√£o de Radiodifus√£o Católica do Brasil (Unda-Brasil); coordenadora diocesana do Setor de Opini√£o P√ļblica em Pelotas (RS) e respons√°vel pelo Setor Regional de Comunica√ß√£o do regional Leste 2 em Belo Horizonte (MG). Também foi redatora e diretora da revista Fam√≠lia Crist√£, em S√£o Paulo e foi assessora da Pastoral da Comunica√ß√£o do regional Sul 1 da CNBB (estado de S√£o Paulo), entre 2004 e 2011.

"Com o cora√ß√£o agradecido louvamos a Deus pela vida desta nossa irm√£, que na viv√™ncia da voca√ß√£o paulina anunciou Jesus Cristo através da comunica√ß√£o", manifestou a congrega√ß√£o das Irm√£s Paulinas, em comunicado pelo seu falecimento.

Condolências

O presidente da Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, recordou com gratid√£o da irm√£ Maria Alba, ressaltando a sua dedica√ß√£o à Igreja.

"Unidos em solidariedade, suplicamos a Deus que acolha irm√£ Maria Alba, dando-lhe o descanso eterno. Irm√£ Alba foi evangelizadora exemplar. A partir do carisma das Irm√£s Paulinas, muito trabalhou para fortalecer a comunica√ß√£o da Igreja no Brasil. Nosso agradecimento a sua importante contribui√ß√£o, presen√ßa fraterna e evangelizadora. A sua vida foi sempre marcada pela oferta à Igreja".

J√° o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Jo√£o Tempesta, com quem a religiosa conviveu de perto, também manifestou suas condol√™ncias:

"Uma religiosa paulina que aprendi a admirar devido o seu amor e preparação pela comunicação na comunhão eclesial."

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comiss√£o Episcopal Pastoral para a Comunica√ß√£o da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimar√£es também lamentou a morte de Irm√£ Maria Alba e referiu-se à religiosa como querid√≠ssima.

"Uma extraordinária mulher, jornalista, pastoralista, seguidora de Jesus ao modo paulino. Um delicadeza ímpar. Uma firmeza vigorosa, uma amiga confidente. Assessora de Imprensa e Comunicação da CNBB por muitos e muitos anos. Pioneira? estou triste pela partida, mas feliz porque ela está abraçada pelo Eterno Amor", afirmou.

A Coordenação Nacional da Pascom expressou, por meio de nota, manifestou nota de pesar pela partida da religiosa.

A Pascom Brasil se solidariza com a Congregação das Irmãs Paulinas e com todos os comunicadores pela páscoa de Irmã Maria Alba Vega, ex-assessora de comunicação da CNBB, ocorrida na tarde de 12 de maio.

A partida de Irm√£ Alba, na proximidade do Dia Mundial das Comunica√ß√Ķes Sociais, sela com a própria vida aquilo que tanto testemunhou. Ao ouvir o apelo de Cristo Mestre, fez da vida comunica√ß√£o e inspirou tantos agentes e profissionais da comunica√ß√£o no an√ļncio do Evangelho.

Louvamos, agradecidos, a vida e coragem desta mulher de fé e o seu testemunho.

Fonte: Com informa√ß√Ķes Irm√£s Paulinas e CNBB
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação LTDA.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta