Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,17/10/2024

  • A +
  • A -

Paraíba leva 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz para a França em 2025

Com parceria inédita entre Governo da Paraíba e instituições culturais francesas, Lille se tornará a capital europeia do ritmo nordestino

Com Secom/PB
Paraíba leva 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz para a França em 2025 @Sérgio Melo

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), anunciou uma parceria inédita com três instituições francesas para a realização do 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, que acontecerá em setembro de 2025, em Lille, na França. A reunião que selou a parceria ocorreu no Museu de Belas Artes de Lille, contando com a presença de representantes da associação cultural Lille 3000, da equipe do próprio museu e da Câmara Municipal da cidade.

O evento visa promover internacionalmente o forró, uma expressão cultural que é autêntica do Nordeste brasileiro, e será realizado em parceria com a associação cultural Balaio Nordeste. Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, destacou a importância do evento para a valorização da cultura nordestina: “Lille vai ser a capital europeia do forró em 2025”, celebrou.

O Encontro Internacional de Forró integra uma agenda mais ampla da Secult-PB em território francês, que inclui parcerias culturais para a promoção do Ano Brasil-França 2025. “A atual gestão entende a importância de promover a circulação de nossos artistas por outros palcos, para além das divisas paraibanas e das fronteiras brasileiras. E um encontro de forró na França vai fortalecer a nossa cultura, vai disseminar as nossas tradições”, afirmou Pedro Santos.

Com a Paraíba à frente da Câmara Técnica da Cultura do Consórcio Nordeste, o Estado lidera junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o processo para que o forró seja reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Nesse contexto, a realização do evento em Lille reforça o movimento de internacionalização do forró como uma identidade artística do Nordeste brasileiro, ganhando visibilidade e reconhecimento global.


Durante a reunião que formalizou a parceria, os representantes franceses reafirmaram seu apoio ao evento. Jean François Chougnet, da associação Lille 3000, Juliete Singer, do Museu de Belas Artes de Lille, e a vereadora Marrie Pierre Bresson, representando o setor cultural da cidade, firmaram compromisso com o projeto e destacaram a importância do intercâmbio cultural para fortalecer laços entre os dois países.

Com a expectativa de atrair artistas paraibanos e nordestinos, o Encontro Internacional de Forró promete transformar Lille em um palco vibrante para a música e a dança nordestina, celebrando o forró e sua rica tradição. A iniciativa se apresenta como uma oportunidade de amplificar as vozes culturais do Nordeste e mostrar ao público europeu a energia e a identidade dessa manifestação cultural genuína.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.