Paraíba Vacinação

Secretário diz que vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em toda Paraíba

A decisão foi pactuada entre estado e municípios durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu nesse sábado (29).

Por Hélder Loureiro Pegado

30/05/2021 às 10:15:36 - Atualizado h√°

Com a finalidade de conferir maior agilidade ao processo de vacinação contra Covid-19, o grupo prioritário dos trabalhadores da educação começará a ser imunizado em toda Paraíba. A decisão foi pactuada entre estado e municípios durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu nesse sábado (29).

Esta foi uma orienta√ß√£o do Ministério da Sa√ļde, por meio do Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) que, em Nota Técnica enviada no dia 28 de maio, justifica a estratégia apontando a necessidade de volta às aulas presenciais. O documento ressalta impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educa√ß√£o infantil, principalmente nos grupos sociais menos favorecidos e que tem dificuldade, ou mesmo inviabilidade, para uma ades√£o ao ensino a dist√Ęncia.

No grupo de trabalhadores da educa√ß√£o dever√° ser seguida a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequ√™ncia os trabalhadores da educa√ß√£o do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educa√ß√£o dos indiv√≠duos mais jovens. Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educa√ß√£o, também ser√£o contemplados nesta fase.

De acordo com secret√°rio da Sa√ļde da Para√≠ba, Geraldo Medeiros, desde o in√≠cio da campanha de vacina√ß√£o contra Covid-19, a Secretaria de Estado da Sa√ļde (SES) resolveu nortear e seguir o PNI. "Na vig√™ncia de uma pandemia, em que h√° a escassez de vacinas, o meio mais justo de operacionalizar a campanha de vacina√ß√£o é imunizar aqueles que t√™m mais probabilidade de precisar de interna√ß√£o e de morrer. O Plano do PNI é o mais completo e contempla toda essa popula√ß√£o vulner√°vel. Após novas orienta√ß√Ķes do Ministério, a reuni√£o de hoje foi importante para definir o norte da Para√≠ba a partir de agora", pontuou.

Além da inclus√£o dos trabalhadores da educa√ß√£o nesta fase da campanha, também foi deliberado e pactuado em CIB iniciar a vacina√ß√£o das pessoas em situa√ß√Ķes de rua e dos funcion√°rios do Sistema de Priva√ß√£o de Liberdade e popula√ß√£o privada de liberdade. Geraldo Medeiros afirma que é importante lembrar que essa vacina√ß√£o ir√° ocorrer de maneira concomitante, de acordo com os percentuais de doses enviados pelo PNI.

Outra orienta√ß√£o do Ministério da Sa√ļde e também pactuado em CIB neste s√°bado foi a inclus√£o da popula√ß√£o em geral, entre 18 e 59 anos, na campanha de vacina√ß√£o. O secret√°rio explica que isto ocorrer√° na fase seguinte da campanha e ser√° realizada de forma simult√Ęnea, por faixa et√°ria decrescente, junto aos demais trabalhadores de outros grupos essenciais.

Geraldo Medeiros refor√ßa a import√Ęncia de seguir a imuniza√ß√£o dos grupos priorit√°rios abertos, contemplando aqueles que, por algum motivo, ainda n√£o compareceram aos pontos de vacina√ß√£o. A Para√≠ba j√° registrou no sistema de informa√ß√£o SI-PNI a aplica√ß√£o de 1.274.764 doses, sendo 843.299 pessoas vacinadas com a primeira dose e 431.465 com a segunda dose da vacina.

Fonte: Com Portal Paraíba
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta