Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,14/11/2024

  • A +
  • A -

Governo brasileiro lança plataforma para acelerar investimento sustentável

Entre os empreendimentos, estão planos para produção de hidrogênio verde, biocombustíveis, fertilizantes sustentáveis e minerais estratégicos

Com Agência Reuters
Governo brasileiro lança plataforma para acelerar investimento sustentável @Diogo Zacarias/MF

O governo brasileiro lançou nesta quarta-feira, (23), em Washington, uma plataforma para alavancar investimentos estrangeiros em projetos verdes, informou o Ministério da Fazenda, citando o plano como chave para um avanço na busca pelo atingimento de metas climáticas.

No novo sistema, antecipado pela Reuters, o país vai selecionar iniciativas já estruturadas em áreas estratégicas de transformação ecológica e atuará ativamente na busca por investidores internacionais e mecanismos de financiamento.

No lançamento da plataforma, o governo apresentou sete projetos-piloto, mirando angariar US$ 10,8 bilhões em investimentos. Até a véspera, a iniciativa contava com seis projetos que somavam US$ 8 bilhões.

Entre os empreendimentos, estão planos para produção de hidrogênio verde, biocombustíveis, fertilizantes sustentáveis e minerais estratégicos, além de restauração de florestas.

“A plataforma é a realização de um ano e meio de iniciativas do Ministério da Fazenda que permitiram um novo horizonte para a agenda climática do Brasil”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em nota apresentada pela pasta.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atuará como o secretariado da plataforma, gerindo o dia a dia das operações com a seleção de projetos e intermediação com investidores, financiadores e doadores.

Inicialmente, a plataforma buscará acelerar iniciativas nas áreas de energia, indústria e mobilidade e soluções baseadas em natureza e bioeconomia, mas a definição de setores será flexível e se moldará às necessidades do país, com foco em setores estratégicos e ainda não maduros, disseram as fontes.

De acordo com o ministério, a mobilização de capital internacional é essencial para que o Brasil alcance suas metas de desenvolvimento e clima, que incluem o objetivo de reduzir suas emissões em 53% até 2030. 


Mais informações na reportagem de Gracielle Bitencourt, no áudio abaixo. 




Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.