Paraíba Atendimento

Detran-PB disponibiliza mais quatro opções de agendamentos para atendimento presencial

O agendamento √© feito por meio do site detran.pb.gov.br, na aba correspondente ao servi√ßo. √Č necess√°rio entrar em Agendamento de Servi√ßos, depois em Agendar Servi√ßo, Tipo de Servi√ßo e escolher a op√ß√£o desejada.

Por Hélder Loureiro Pegado

10/06/2021 às 12:28:05 - Atualizado h√°

Os usu√°rios do Departamento Estadual de Tr√Ęnsito (Detran-PB) passaram a contar com mais quatro op√ß√Ķes de agendamentos para servi√ßos oferecidos por meio do atendimento presencial. S√£o eles: Cancelamento da ATPV (Autoriza√ß√£o para Transfer√™ncia de Propriedade do Veículo), Cancelamento de Comunica√ß√£o de Venda/Desist√™ncia de Venda, Cancelamento de Bloqueio Administrativo (desbloqueio) e Autoriza√ß√£o do CSV (Certificado de Seguran√ßa Veicular). Essa libera√ß√£o vai facilitar e agilizar o andamento desses processos.

O agendamento é feito por meio do site detran.pb.gov.br, na aba correspondente ao servi√ßo. É necess√°rio entrar em Agendamento de Servi√ßos, depois em Agendar Servi√ßo, Tipo de Servi√ßo e escolher a op√ß√£o desejada, seja para veículos, habilita√ß√£o ou outros. Feito isso, os próximos passos s√£o autoexplicativos, indicando os documentos necess√°rios para cada um deles e solicitando os dados pessoais do usu√°rio.

Em seguida, o sistema destaca local, data e hor√°rio do atendimento. Após o usu√°rio conferir os dados expostos na tela, deve clicar em "Confirmar", para efetivar o agendamento. Nesse passo, o sistema mostra uma tela de confirma√ß√£o e gera um protocolo; o usu√°rio clica em "Imprimir". Esse documento, impresso ou no formato digital, deve ser levado ao Detran. Sem esse protocolo o atendimento n√£o ser√° possível.

Para cancelamento da ATPV, o titular do veículo deve apresentar o documento original a ser cancelado, cópias dos documentos pessoais das duas partes envolvidas (RG e CPF), declara√ß√£o de cancelamento devidamente assinada pelas duas partes, com firmas reconhecidas por autenticidade.

Para cancelamento de Comunica√ß√£o de Venda, o titular do veículo deve apresentar cópias do Certificado de Registro de Veículo (CRV)/ATPV, cópias dos documentos pessoais do vendedor e comprador, declara√ß√£o de ci√™ncia do comprador assinada e reconhecida firma por autenticidade (detalhando os dados do veículo).

Para cancelamento do Bloqueio Administrativo, o titular do veículo deve apresentar o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) e os documentos pessoais do titular (RG e CPF). E, finalmente, para a Autoriza√ß√£o do CSV, o titular deve apresentar o CRV do veículo, seus documentos pessoais (RG e CPF) e a pré-vistoria (exceto nos casos de sinistro).

Fluxo

Em praticamente todos os quatro casos, no dia agendado o titular do veículo procura o pré-atendimento (gera a senha), para ser direcionado aos guich√™s, a fim de emitir o boleto de pagamento do servi√ßo. Após essa fase, ele abre o processo no Setor de Protocolo e o cancelamento é efetivado em até 72 horas. A única exce√ß√£o é no caso do servi√ßo de Autoriza√ß√£o do CSV, quando o titular do veículo precisa realizar a pré-vistoria (exceto nos casos de sinistro). Depois abre o processo no Protocolo e segue para o Renavam, a fim de agendar o retorno para 72 horas após a abertura do processo.

Fonte: Com Secom/PB
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta