Projeto em literatura de cordel tem culminância em Santana dos Garrotes
O projeto escolar foi coordenado pela professora Jocileide Gomes Leite, com a colaboração do poeta Hosmá Passos
Os alunos dos 7º anos (A e B) da Escola Maria Sinharinha de Azevedo apresentam, nesta terça-feira (29), a culminância do Projeto Cordel: A Poesia que Une Tradição e Sabedoria. Uma produção de cordéis feita por alunos, com temas referentes à história, economia, política, cultura e educação do município de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, encerrou as atividades.
O projeto escolar foi coordenado pela professora Jocileide Gomes Leite, com a colaboração do poeta Hosmá Passos.
Para Hosmá, “eventos desse natureza são de grande importância para salvaguardar o valor da literatura de cordel, que é patrimônio cultural e imaterial do Brasil, colocando este conhecimento à disposição de alunos, professores e da sociedade em geral”.
O cordelista e poeta José Chagas foi o grande homenageado do projeto.
Quem foi o poeta José Chagas
Nasceu em Santana dos Garrotes no dia 29 de outubro de 1924; faleceu em São Luís, capital do Maranhão, no dia 13 de maio de 2014, por complicações causadas por um AVC.
Autor de vários livros, foi colaborador permanente do Jornal do Dia e de O Estado do Maranhão, função que anteriormente desempenhou em muitos outros órgãos da imprensa maranhense.
Foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras no dia 13 de outubro de 1974, tomando posse em 03 de abril de 1975, em sucessão a Antônio Carvalho Guimarães, ocupando a cadeira nº 28.
COMENTÁRIOS