Lula se reúne com governadores e discute meios para conter crime organizado
Em discurso, Lula defendeu um “pacto” entre os governos federal, estaduais e municipais para o combate ao crime organizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (31), com governadores de todo país para apresentar uma nova proposta que amplia a atuação da União nas ações de segurança pública. O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), também esteve presente na agenda realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em discurso, Lula defendeu um “pacto” entre os governos federal, estaduais e municipais para o combate ao crime organizado. Segundo o petista, o crime organizado pode tomar proporções “incontroláveis” se não houver um planejamento com ações de segurança.
“Logo, logo, o crime organizado vai estar participando de concurso, indicando juiz, procurador, político, indicando candidato. E essa é uma coisa que é quase incontrolável, se a gente não montar um pacto federativo que envolva todos os poderes, que estão envolvidos direta e indiretamente nisso”, disse Lula.
Na avaliação do petista, a criminalidade organizada está “crescendo”, dentro e fora das cadeias, indicando pessoas para cargos importantes e influenciando diretamente nas eleições.
“A gente vê, de vez em quando, falar do Comando Vermelho, do PCC. E eles estão em quase todos os estados, disputando eleições e elegendo vereadores. E, quem sabe, indicando pessoas para utilizar cargos importantes nas instituições brasileiras”, afirmou o presidente.
COMENTÁRIOS