Enem 2024: primeiro dia de provas registra 73,4% de comparecimento e 4.999 eliminações
Embora o Enem 2024 tenha atraído um número expressivo de inscritos, a abstenção ainda foi significativa, com mais de 26% dos candidatos ausentes
O Ministro da Educação Camilo Santana detalhou em coletiva de imprensa na noite deste domingo (03), o balanço do primeiro dia de prova do Enem 2024.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado nesta domingo, contou com 4.325.960 inscritos, dos quais 73,4% compareceram aos locais de prova, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Embora o Enem 2024 tenha atraído um número expressivo de inscritos, a abstenção ainda foi significativa, com mais de 26% dos candidatos ausentes.
Além disso, 4.999 participantes foram eliminados no primeiro dia de provas, principalmente por descumprimento das regras do exame, como uso de celulares em sala, irregularidades com o cartão de respostas ou comportamento inadequado.
O Inep também registrou 689 ocorrências logísticas no primeiro dia de aplicação. Esses problemas variaram desde falhas na distribuição de provas até imprevistos nos locais de aplicação.
Entretanto, o órgão garantiu que a maioria dos casos foi resolvida com agilidade, sem comprometer a segurança do exame.
Segundo as diretrizes do edital, participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação da prova, como interrupções causadas por imprevistos, ou aqueles que estiverem acometidos por doenças infectocontagiosas no dia do exame, terão direito à reaplicação da prova, que acontecerá em data a ser divulgada pelo Inep.
Comparação com 2023
Em 2023, o Enem teve 3.934.242 inscrições confirmadas, com a prova sendo aplicada em 1.753 municípios.
O total de locais de prova foi de 10.776, com 149.724 salas preparadas para receber os candidatos.
O aumento no número de inscritos em 2024 reflete a crescente demanda por acesso ao ensino superior no Brasil, assim como o esforço do governo em ampliar o alcance do exame.
Avaliação do Governo
Apesar das ocorrências e eliminações, o governo federal considerou que a aplicação do Enem 2024 transcorreu de forma "segura e tranquila".
O Ministro da Educação destacou a eficiência das equipes responsáveis pela logística do exame e a importância de garantir que o processo seja justo e seguro para todos os participantes.
O segundo dia de provas do Enem 2024 será realizado no próximo domingo, com questões de Matemática e Ciências da Natureza.
A expectativa é que o índice de comparecimento se mantenha elevado, consolidando o Enem como a principal via de acesso ao ensino superior no país.
PF investiga possível vazamento de imagens da prova do Enem
O possível vazamento de imagens da prova do Enem e comportamentos inadequados de candidatos são alvo de investigação da Polícia Federal (PF).
A PF informou, nesta segunda-feira (04), que acompanha todas as informações sobre eventuais irregularidades da aplicação do exame e adotará as medidas necessárias. Mais de 750 policiais acompanharam a aplicação da prova, em todo o país, para prevenir e reprimir fraudes.
Segundo o Ministério da Educação, quase 5 mil candidatos foram eliminados por portar equipamento eletrônico; sair antes do horário oficial ou não atender às orientações dos fiscais.
Um candidato foi interrogado pela Polícia Federal por tentar deixar o local de prova com o caderno de questões, por volta das 16h, antes do horário permitido.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, disse que a polícia foi acionada em pouco mais de dez casos e que considera pequeno o número de irregularidades.
Mais de 3,3 milhões estudantes participaram do Enem, nesse domingo (03), em quase 11 mil locais de prova.
Mais informações na reportagem de Renato Ribeiro, no áudio abaixo.
COMENTÁRIOS