Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,08/11/2024

  • A +
  • A -

Câmara de Vereadores de Coremas terá dois parlamentares a menos, a partir de 2025; saiba mais

A Constituição Federal de 1988 determina que a composição das Câmaras Municipais seja definida de acordo com a população dos territórios

Redação, com Diamante Online
Câmara de Vereadores de Coremas terá dois parlamentares a menos, a partir de 2025; saiba mais @Divulgação

A Câmara de Vereadores de Coremas, cidade localizada na Região Metropolitana do Vale do Piancó, Sertão da Paraíba terá, a partir de janeiro de 2025, dois vereadores a menos. Dos atuais onze parlamentares, o Poder Legislativo municipal contará apenas com nove.

A mudança é decorrente da perda de habitantes registrada no censo demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na penúltima eleição, o município contava com 15.441 habitantes; em 2024, são 14.683.

A Constituição Federal de 1988 determina que a composição das Câmaras Municipais seja definida de acordo com a população dos territórios, obedecendo os limites máximos e mínimos estabelecidos pela lei. Os municípios que têm até 15 mil habitantes podem ter o número máximo de nove vereadores. Os que têm de 15 mil a 30 mil podem ter 11.

Na região do Vale do Piancó, a partir do próximo ano, somente três municípios contarão com 11 representantes que terão assentos no Legislativo: Itaporanga (23.940 habitantes), Piancó (16.441 habitantes) e Conceição (18.260 habitantes). 

Vereadores eleitos  

Segundo dados do Tribunal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na eleição do dia 6 de outubro, os coremenses elegeram  9 vereadores, que comporão a Casa Legislativa do município: Zé Capão (REP), Ednaldo Pereira (PSB), Janderley De Satorno (PSB), Zerivan (REP), Ronaldo Pescador (REP), Dr. Laedson (PSB), Assis Clementino (PSDB), Ricardo de Bosco (REP), Neném da Linha do Ferro (PSDB).

A redução foi significativa para as contas públicas do município, uma vez que serão economizados R$ 168 mil na folha de pagamento por ano. Atualmente, cada parlamentar recebe R$ 7 mil por mês, conforme dados do sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Em Boa Ventura

Após as recentes eleições municipais, a nova composição da Câmara Municipal de Boa Ventura começa a se movimentar em busca de um consenso para a eleição da presidência da Casa Legislativa.

Com os resultados já definidos, os vereadores eleitos iniciam articulações, a exemplo de Júnior Freitas (Republicanos), que deverá ser o novo presidente da Câmara de Boa Ventura, para o biênio 2025-2026.

Na noite desta terça-feira, (05), o parlamentar que foi reeleito com 376 votos, ficando em terceiro lugar, reuniu-se com todos os vereadores da base situacionista para definir o comando do Poder Legislativo. Participaram ainda do encontro o prefeito eleito Vital Neto, a atual gestora Talita Lopes, a suplente de deputada estadual Leonice Lopes e aliados.

Meira Bento (Republicanos), vereador mais votado, com 398 votos, disse que uma nova rodada de conversações ocorrerá nos próximos dias para definição da nova mesa diretora da Casa Legislativa.

O grupo governista conseguiu eleger seis dos nove vereadores do município e não terá dificuldade para definir a presidência da Câmara. 

Vereadores eleitos

Segundo dados do Tribunal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na eleição do dia 6 de outubro, os boaventurenses elegeram  9 vereadores, que comporão a Casa Legislativa do município: Meira Bento (REP), Júnior de Gato (REP) Júnior Freitas (REP), Dr. Júnior (REP), Suely Almeida (REP), Francisco José (PSB), Ronaldo Alvarenga (PSB), Zé Gordo (REP), Josa de Ebinho (PSB).

Em Catingueira

Já em  Catingueira, município do Vale do Piancó, o vereador mais votado nas eleições de 2024, João Paulo (União), declarou apoio à candidatura de Morais (União) para a presidência da Câmara Legislativa.

A expectativa é de que nos próximos dias outros vereadores declarem apoio a Morais, tornando-se o nome de consenso para dirigir a Câmara durante o biênio 2025-2026.

Morais tirou 401 votos nas últimas eleições, conseguindo assim o seu 5º mandato consecutivo. Ele integra o grupo do prefeito Suélio Felix, que elegeu 6 dos 9 vereadores que irão compor o Poder Legislativo pelos próximos 4 anos.

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catingueira será realizada no dia 01 de janeiro de 2025, em horário ainda a ser definido.

Vereadores eleitos

Segundo dados do Tribunal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na eleição do dia 6 de outubro, os catingueirenses elegeram  9 vereadores, que comporão a Casa Legislativa do município: João Paulo (União), Sueldo Campos (REP), Eliana Marques (União), Morais (União), Lindeilton (União), Nega de Leonel (REP), Tiquinho (União), Aelson (REP), Erivaldo Félix (MDB).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.