Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,21/11/2024

  • A +
  • A -

Municípios do Vale do Piancó recebem certificação do Selo Unicef

A premiação celebra os resultados significativos alcançados por esses municípios, que superaram a média nacional em áreas como educação, proteção contra violências e saúde

Redação, com assessoria
Municípios do Vale do Piancó recebem certificação do Selo Unicef @Marina Domar/UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira (06), as cidades que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. As cidades de Curral Velho, EmasIgaracy, Itaporanga e Pedra Branca estão localizadas na região do Vale do Piancó, semiárido nordestino.

A premiação celebra os resultados significativos alcançados por esses municípios, que superaram a média nacional em áreas como educação, proteção contra violências e saúde, trazendo impactos positivos para a vida de crianças e adolescentes. 

O Selo UNICEF é uma iniciativa global que, no Brasil, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas municipais e ajudar os municípios a cumprir a convenção sobre os direitos da criança.  

Para chegar a bons resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes de violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

A conquista do Selo Unicef também coloca esses municípios no caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, ao promover ações que vão desde a redução da desigualdade até a garantia de saúde e bem-estar, demonstrando o impacto local de uma ação global.

O papel do UNICEF 

O UNICEF, em parceria com os governos municipais e estaduais, tem trabalhado para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos em todos os municípios do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.  

Para Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, o programa não se trata apenas de premiar os municípios com melhores indicadores, mas de reconhecer aqueles que mais avançaram na melhoria das condições de vida de suas populações infantojuvenis. "Estamos comemorando o avanço dessas cidades em regiões vulneráveis, que conseguiram melhorar mais do que outras", explicou. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.