Polícia Federal investiga extração ilegal de ouro em Princesa Isabel, na Paraíba
Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal e tem como objetivo aprofundar a atuação de associações criminosas que atuam na exploração ilegal de ouro na zona rural do município
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (07) pela Polícia Federal na Paraíba durante uma operação que tinha o objetivo de combater a extração e a comercialização ilegal de ouro no município de Princesa Isabel, no Sertão do estado.
A operação recebeu o nome de Ajuba, que tem origem etimológica na língua tupi-guarani e significa amarelo em referência a cor do sol que se assemelha a do ouro.
Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal e tem como objetivo aprofundar a atuação de associações criminosas que atuam na exploração ilegal de ouro na zona rural do município desde o ano de 2012. E, para isso, os criminosos estariam utilizando produtos químicos como mercúrio e cianeto, que são poluidores do meio ambiente e que causam sérios danos à saúde humana.
Os investigados responderão pelos crimes de extração/exploração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa previstos nos artigos 55 e 56 da Lei 9.605/98, 2º da Lei 8.176/91, art. 288 do Código Penal, respectivamente.
COMENTÁRIOS