Justiça Vereadores

Justiça eleitoral cassa mandatos de vereadores e suplentes na Paraíba

Eles foram condenados em primeira inst√Ęncia por fraude eleitoral, ao lan√ßarem "candidaturas laranjas" de tr√™s mulheres, para cumprir a cota m√≠nima de 30% do g√™nero. A decis√£o √© do juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40¬™ Zona Eleitoral de S√£o Jos√© de Piranhas.

Por Hélder Loureiro Pegado

14/07/2021 às 12:05:16 - Atualizado h√°

A Justi√ßa Eleitoral da Para√≠ba cassou os mandatos de todos os vereadores e suplentes de vereadores da cidade de Monte Horebe, no Sert√£o paraibano. Eles foram condenados em primeira inst√Ęncia por fraude eleitoral, ao lan√ßarem "candidaturas laranjas" de tr√™s mulheres, para cumprir a cota m√≠nima de 30% do g√™nero. A decis√£o é do juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40¬™ Zona Eleitoral de S√£o José de Piranhas.

Foram cassados nove vereadores, todos do MDB, e tr√™s suplentes, porém ainda cabe recurso da decis√£o ao Tribunal Regional Eleitoral da Para√≠ba (TRE-PB), e os vereadores podem permanecer no cargo enquanto a a√ß√£o n√£o transitar em julgado.

S√£o investigados os vereadores eleitos Edigley Cardoso Ferreira, J√ļlio Cézar Ferreira Braga, M√°rcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite de Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita J√ļnior, Valtiere Silva Barreiro e José Soares de Sousa. Também s√£o investigadas as suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

As investiga√ß√Ķes apontaram que as candidatas Nilma Barbosa dos Santos, Josefa Alice Costa e Iracy de Sousa Cavalcanti Ferreira forjaram a participa√ß√£o na disputa para beneficiar os homens da chapa.

Josefa Costa, por exemplo, é esposa do vereador eleito José Nilton Pereira Dantas, e alegou que desistiu da disputa na reta final da campanha para apoiar o próprio esposo. Outro caso que chamou a aten√ß√£o foi o de Iracy Ferreira, que fez campanha nas redes sociais pedindo voto para outro candidato.

Fonte: Com assessoria/TRE-PB
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta