Congresso Nacional CPI da Covid

Grupo que intermediou vacinas procurou Bolsonaro, indicam mensagens em celular

O elo entre o grupo e o presidente seria o reverendo Amilton Gomes de Paula, que foi convocado a depor na CPI da Covid.

Por Hélder Loureiro Pegado

14/07/2021 às 13:09:16 - Atualizado há

Mensagens no celular do policial que denunciou um suposto pedido de propina no Ministério da Saúde apontam que o grupo do qual ele faz parte procurou o presidente Jair Bolsonaro para tratar do negócio de compras de vacina AstraZeneca por meio da intermediária americana Davati.

A CPI da Covid no Senado tenta ouvir os envolvidos ainda esta semana.

O elo entre o grupo e o presidente seria o reverendo Amilton Gomes de Paula, que foi convocado a depor na CPI da Covid. O depoimento estava marcado para quarta-feira (14), mas ele apresentou um atestado médico que o impede de depor por 15 dias.

Nesta terça-feira (13), uma junta médica do Senado foi até a casa do reverendo para fazer uma perícia e confirmou os problemas de saúde.

Amilton se tornou alvo dos senadores após a revelação de que uma entidade comandada por ele teria participado de negociações de vacinas com o Ministério da Saúde.

A Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários, a Senah, chegou a ser reconhecida pelo ministério em documentos como intermediária na negociação paralela por 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca com a Davati, empresa americana localizada no Texas.

A AstraZeneca diz que negocia diretamente e apenas com governos, sem intermediários.

A CPI considera já ter indícios suficientes para comprovar a atuação do reverendo Amilton Gomes na interlocução entre a Davati e o Ministério da Saúde. Agora, a comissão quer investigar os possíveis laços do religioso com o Palácio do Planalto.

Os senadores querem que Amilton explique conversas que indicam que o presidente Jair Bolsonaro teria sido procurado pelo grupo. As mensagens estão no aparelho celular do policial militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti, apreendido pela CPI.

Fonte: Folha de São Paulo
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta