Política No Distrito Federal

Com manifestações, Esplanada volta a ficar fechada neste domingo

De acordo com a Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do Distrito Federal, dois grupos se cadastraram junto ao √≥rg√£o para promover os atos: um deles, de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e outro contr√°rio.

Por Hélder Loureiro Pegado

12/09/2021 às 07:38:05 - Atualizado h√°

Dois grupos, um contr√°rio e outro a favor do governo federal, fizeram cadastro junto à Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do Distrito Federal (SSP-DF) para realiza√ß√£o de manifesta√ß√Ķes neste domingo (12). Eles v√£o se reunir entre o Museu da Rep√ļblica e a Avenida José Sarney, paralela à Avenida das Bandeiras, porém em hor√°rios distintos.

A concentra√ß√£o do movimento a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) est√° prevista para às 9h, com dispers√£o às 14h. A manifesta√ß√£o contra o governo federal come√ßar√° às 15h e tem término previsto para 19h. Os atos ser√£o acompanhadas pela Pol√≠cia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Por quest√Ķes de seguran√ßa, conforme j√° vinha sendo adotado em outros protestos do tipo, o acesso à Pra√ßa dos Tr√™s Poderes estar√° restrito. As vias N1 e S1, na Esplanada dos Ministérios – entre a Catedral e a Avenida José Sarney – ser√£o interditadas para o tr√Ęnsito de ve√≠culos a partir de 6h, até o √ļltimo grupo de manifestantes se dispersar.

A √°rea central de Bras√≠lia permanece sob monitoramento da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica e for√ßas de seguran√ßa locais, por meio do Centro Integrado de Opera√ß√Ķes de Bras√≠lia (Ciob) e equipes em campo. Segundo a SSP, o policiamento na regi√£o ser√° refor√ßado.

Manifesta√ß√Ķes

A √°rea central de Bras√≠lia volta a ser palco de manifesta√ß√Ķes neste domingo após os seis dias de ocupa√ß√£o da Esplanada dos Ministérios pelos grupos a favor do governo, na semana do feriado de 7 de Setembro.

A entrada de automóveis fora proibida no domingo passado (5), para garantir a seguran√ßa durante os atos. Porém, na segunda-feira (6/9), manifestantes pró-Bolsonaro furaram o bloqueio e entraram com caminh√Ķes e ônibus no local. Eles permaneceram na Esplanada até essa sexta-feira (10).

Do outro lado, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua miram em um ato unificado neste domingo (12), em defesa do impeachment do presidente. Apesar disso, eles querem manter a pauta "Nem Lula nem Bolsonaro" em suas agendas.


Após relut√Ęncia de segmentos da esquerda em aderir às manifesta√ß√Ķes, os movimentos retiraram o slogan das convoca√ß√Ķes oficiais, em uma tentativa de poupar o ex-presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) e angariar mais apoio, mas seguem defendendo uma alternativa a Lula e Bolsonaro, por consider√°-los "opostos complementares".

Segundo a porta-voz do Vem Pra Rua, Luciana Alberto, a pauta anti-Lula e anti-Bolsonaro deve retornar em manifesta√ß√Ķes futuras. "Para domingo, foi determinado um grito de Fora Bolsonaro em un√≠ssono. O Vem Pra Rua mantém ainda sua pauta original de "Nem Lula nem Bolsonaro", porém neste domingo do dia 12 o nosso grito ser√° "Fora, Bolsonaro", apesar de mantermos nossa pauta ainda em atividade", diz.

Fonte: Com Correio Braziliense
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta