Paraíba Feminicídios

Paraíba registra sete feminicídios no mês de agosto, e casos indicam 70% das mortes de mulheres

N√ļmero foi o maior registrado entre todos os meses de 2021.

Por Hélder Loureiro Pegado

12/09/2021 às 09:10:48 - Atualizado h√°

Apenas no m√™s de agosto, sete feminic√≠dios foram registrados na Para√≠ba. Os dados do N√ļcleo de An√°lise Criminal e Estat√≠stica (Nace), da Pol√≠cia Civil, mostram que o n√ļmero é muito superior ao de mulheres v√≠timas de homic√≠dios doloso. Os dados foram solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informa√ß√£o.

Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no m√™s de agosto, sendo sete feminic√≠dios e tr√™s homic√≠dios dolosos. A diferen√ßa é que, no primeiro crime, h√° uma motiva√ß√£o de g√™nero que leva à morte. A mulher morre por ser mulher. No homic√≠dio doloso, a mulher é morta por outros motivos. Em agosto, os feminic√≠dios representaram 70% dos crimes contra mulheres.

No m√™s de julho, numa contram√£o do que acontece com frequ√™ncia em todos os meses do ano, nenhum feminic√≠dio foi registrado, de acordo com a Pol√≠cia Civil. Pelo menos desde de 2019, per√≠odo em que o G1 come√ßou a acompanhar, m√™s a m√™s, os n√ļmeros de feminic√≠dos registrados na Para√≠ba, o estado zerou as estat√≠sticas no m√™s passado, voltando a registrar um alto n√ļmero de casos em agosto.

Em todo o ano de 2021, de janeiro a agosto, 24 feminic√≠dios j√° foram registrados, sendo agosto o m√™s que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 32 mulheres j√° foram assassinadas em casos investigados como homic√≠dio doloso, totalizando 58 mulheres mortas, considerando que também houve dois latroc√≠nios.

Comparação com 2020

No mesmo período de 2020, de janeiro a agosto, 56 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais em toda a Paraíba, dois casos a menos que em 2021. Do total, 21 casos estavam sendo investigados como feminicídios, contra 24 em 2021.

Em rela√ß√£o ao m√™s de agosto, seis mulheres foram mortas, quatro casos a menos que em 2021, e tr√™s feminic√≠dios foram registrados, n√ļmero 42% superior.

Feminic√≠dio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorr√™ncia da viol√™ncia doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualifica√ß√£o do crime de homic√≠dio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Fonte: Com G1/PB
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta