Vale do Piancó Audiovisual Paraibano

Documentários do Vale do Piancó participam da 10ª Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, em Aparecida

Os documentários Quando o Poeirão Levanta, dirigido por Adriana Caldas, de Itaporanga, além de Pungentes, dirigido por Diassis Pirer, de Coremas e FICA, dirigido por Marcos Oliveira, de Itaporanga estão na programação.

Por Hélder Loureiro Pegado

20/10/2021 às 20:16:19 - Atualizado h√°

Tr√™s document√°rios de produtores da regi√£o do Vale do Piancó participam da Mostra Acau√£ do Audiovisual Paraibano, que acontece desde ontem e segue até o próximo s√°bado (23), no Conjunto Histórico da Fazenda Acau√£, localizada h√° poucos quilômetros do munic√≠pio de Aparecida, no Sert√£o da Para√≠ba.

O evento exibir√° filmes paraibanos de v√°rias regi√Ķes do Estado, dividido em cinco mostras: Mostra Para√≠ba Afora; Mostra Sert√£o na Tela; Mostra Muleque; Mostra Armorial e Mostra "O Voo da Acau√£". A programa√ß√£o prev√™ a realiza√ß√£o de duas oficinas de forma√ß√£o: "Produ√ß√£o Audiovisual do Roteiro a Tela", com o cineasta Marcelo Paes de Carvalho e "Conhecendo o cinema 3D e produzindo Óculos 3D" com o produtor Adilson Barros, ambas voltadas para alunos da rede p√ļblica de ensino.

Ainda na parte de forma√ß√£o, a mostra realizar√° uma importante palestra sobre Presta√ß√£o de Contas de Projetos Culturais e o Encontro da Frente de Interioriza√ß√£o do Audiovisual da Para√≠ba, com a presen√ßa de Pedro Santos, presidente da Funda√ß√£o Espa√ßo Cultural – FUNESC, momento em que ser√° discutida as a√ß√Ķes de interioriza√ß√£o do audiovisual paraibano que vem ocupando espa√ßo a cada dia com novos realizadores e com novos eventos.

Durante os quatro dias do evento, na Mostra Para√≠ba Afora, onde ser√£o exibidos filmes de curta-metragem produzidos em diversas regi√Ķes do Estado da Para√≠ba, os document√°rios Quando o Poeir√£o Levanta, dirigido por Adriana Caldas, de Itaporanga, além de Pungentes, dirigido por Diassis Pirer, de Coremas e FICA, dirigido por Marcos Oliveira, de Itaporanga est√£o na programa√ß√£o.


O evento é uma realiza√ß√£o da ONG Acau√£ Produ√ß√Ķes Culturais. A iniciativa tem como objetivo mostrar e discutir as produ√ß√Ķes audiovisuais paraibanas. Anualmente, os trabalhos s√£o reunidos e apresentadas as melhores produ√ß√Ķes do audiovisual paraibano. O evento proporciona ao p√ļblico uma programa√ß√£o variada com exibi√ß√£o ao ar livre, de filmes/v√≠deos, palestras e debates, além de oficinas de audiovisual.


Um dos momentos mais esperado da 10¬™ Mostra Acau√£ do Audiovisual Paraibano ser√° o lan√ßamento do document√°rio "O Voo da Acau√£" dos diretores Marcelo Paes de Carvalho e Laercio Filho, que acontecer√° na √ļltima noite de exibi√ß√£o. O filme conta um pouco dos feitos e dos desafios dos 30 anos de exist√™ncia e resist√™ncia da ONG Acau√£ Produ√ß√Ķes Culturais, fundada em Aparecida no dia primeiro de dezembro de 1990.

Ao longo da história do evento participaram grandes profissionais como o produtor Heleno Bernardo, o roteirista do filme "Herdeiras da Mentira", Laercio Filho, o ator Luiz Carlos Vasconcelos, entre outros.

A Mostra Acau√£ do Audiovisual Paraibano desempenha um papel importante nas discuss√Ķes acerca do desenvolvimento do audiovisual, destacando as belas obras produzidas no estado.

Fonte: Com redação
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta