Vale do Piancó Agricultura

Estiagem: Secretaria de Agricultura de Diamante promove ações em favor do homem do campo

"A√ß√Ķes emergenciais s√£o feitas por nossa secretaria, principalmente nesse momento de estiagem pelo qual todos n√≥s passamos com muito sofrimento", diz secret√°rio Ven√Ęncio.

Por Hélder Loureiro Pegado

24/11/2021 às 23:29:37 - Atualizado h√°

Nesse momento de estiagem em que o munic√≠pio de Diamante passa, assim como os demais do semi√°rido nordestino, com a seca e escassez de √°gua, a emerg√™ncia provocada pela estiagem requer a√ß√Ķes para amenizar os preju√≠zos. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Diamante, por meio da secretaria de Agricultura vem desenvolvendo a√ß√Ķes para amenizar o sofrimento do homem do campo, que sofre com a falta de chuva.

Para suprir a falta do precioso l√≠quido, com a estiagem prolonga vivenciada nesse momento, a "Opera√ß√£o Carro Pipa vem atendendo popula√ß√Ķes que residem na zona rural", é o que diz o secret√°rio de Agricultura do munic√≠pio, José Ven√Ęncio. "Estamos atendendo nossa popula√ß√£o, principalmente nossos irm√£os que residem na zona rural, com o fornecimento de √°gua pot√°vel através de carro-pipa, assim como as cisternas coletivas e assentamentos", informa.

Para Ven√Ęncio, a expectativa agora é que a situa√ß√£o melhore com a amplia√ß√£o do programa, j√° que nesta quarta-feira, (24), a Secretaria Nacional de Prote√ß√£o e Defesa Civil publicou uma portaria reconhecendo situa√ß√£o de emerg√™ncia provocada pela estiagem no munic√≠pio de Diamante. O documento foi assinado pelo secret√°rio Alexandre Lucas Alves e publicado no Di√°rio Oficial da Uni√£o (DOU) de hoje.

Mais 10 munic√≠pios da regi√£o do Vale do Piancó também comp√Ķe a lista.

Outra ação importante da pasta, em benefício do produtor rural, dos agricultores e irrigantes são os cortes de terras que já tiveram início, tendo em vista a esperança do homem do campo em um bom inverno no ano que vem.

Uma boa not√≠cia para o homem do campo, conforme ressalta Ven√Ęncio, "foi a assinatura do Termo do Garantia-Safra", assinado na √ļltima segunda-feira, (22), pelo prefeito Hermes Filho.

"Mesmo com a esperan√ßa de termos um bom inverno, sem que isso seja uma seguran√ßa para nós, nosso prefeito, preocupado com a situa√ß√£o e o bem-estar do homem do campo, assinou o Termo do Garantia-Safra 2021-2022. Agrade√ßo a sensibilidade de nosso gestor, que ao contr√°rio de anos anteriores, nosso munic√≠pio n√£o aderiu ao programa federal e todos os agricultores ficaram lamentando pelas perdas sofridas, principalmente, financeiras", disse.

Plantação de palmas

Outra importante a√ß√£o que vem sendo implementada com relev√Ęncia pela secretaria municipal de Agricultura de Diamante, s√£o as pesquisas de melhoramento genético da palma forrageira, que acontecem em duas comunidades rurais: Mata de Oitis e Umburana. Nessas localidades, foram plantadas um hectare, com 20 mil raquetes. O trabalho é desenvolvido em parceria com a SEDAP. A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extens√£o e Regulariza√ß√£o Fundi√°ria (Empaer) faz o acompanhamento técnico.

Segundo Ven√Ęncio, "após um ano e meio de trabalho ser√° feita uma avalia√ß√£o dessa pesquisa, quando se espera resultados satisfatórios".


A pesquisa visa a sele√ß√£o de novas variedades com potencial produtivo e resist√™ncia à cochonilha do carmim, para atender aos produtores rurais da Para√≠ba e a todos os criadores do Semi√°rido brasileiro.

A palma forrageira é a principal planta xerófila cultiva no Nordeste em fun√ß√£o de seu potencial de produ√ß√£o e principalmente por ter resist√™ncia comprovada à seca, podendo sobreviver e crescer em baixas precipita√ß√Ķes.

Fonte: Com assessoria
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2021 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta