Vale do Piancó Chuvas No Vale

Chuvas e ventos fortes deixam cidades do Vale do Piancó em alerta; vídeos

Moradores de v√°rias cidades da regi√£o relatam destelhamento de casas, estradas sem acesso, devido à queda de √°rvores e falta de energia el√©trica.

Por Hélder Loureiro Pegado

13/01/2022 às 14:19:59 - Atualizado h√°

Uma forte chuva que caiu nessa madrugada de quinta-feira, (13), banhou verdadeiramente todo o Vale do Piancó, no Sert√£o da Para√≠ba. Diversos munic√≠pios da regi√£o registram bons e elevados √≠ndices pluviométricos, como a cidade de Piancó que choveu 51 mm. A chuva que veio acompanhada de ventos fortes, raios e rel√Ęmpagos destelhou casas, derrubou √°rvores, muradas e deixou por algumas horas uma parte da cidade sem energia elétrica.

No bairro Ouro Branco, uma √°rvore caiu devido a for√ßa do vento, impedindo a passagem de ve√≠culos. Além disso, v√°rias casas foram destelhadas e algumas muradas residenciais foram derrubadas.

O fornecimento de energia elétrica também foi interrompido devido à queda de uma √°rvore no bairro Campo Novo.

Os motoristas que trafegam pela rodovia entre Piancó à Santana dos Garrotes est√£o usando apenas uma margem da pista, uma vez que uma √°rvore ca√≠da pela for√ßa do vento impede o tr√Ęnsito. J√° na sa√≠da para Itaporanga também existem √°rvores ca√≠das.

Moradores de v√°rias localidades da zona rural do munic√≠pio de Piancó relatam destelhamento de casas, estradas sem acesso e falta de energia elétrica, tudo provocado por quedas de √°rvores. No s√≠tio Cantinho, por exemplo, um morador disse que um raio partiu uma √°rvore ao meio que ficava a pouca metros de sua casa. "O susto foi grande", disse.

Chuva inunda ruas e causa estrago em várias residências em Conceição

J√° na cidade de Concei√ß√£o, a chuva inundou ruas e até bairros inteiros. As √°guas invadiram resid√™ncias e causaram transtornos e preju√≠zos a moradores de quase todos os bairros da cidade.

No bairro Nossa Senhora de F√°tima, o mais afetado pelas √°guas, diversas resid√™ncia foram inundadas, causando in√ļmeros preju√≠zos aos moradores. No centro da cidade, comércios também foram afetados e muitos deles tiveram calhas destru√≠das e a √°gua desceu para dentro dos estabelecimentos.


A chuva forte durou cerca de 1 hora e 30 minutos e foi suficiente para causar inundação de várias ruas e avenidas da cidade.

O Rio Piancó tomou bastante √°gua e j√° est√° em alta sangria.


Raios e ventos fortes deixa Itaporanga sem √°gua

Na cidade de Itaporanga o problema foi com o desabastecimento de água fornecido pelo Cagepa. Uma parada brusca do sistema de bombeamento do açude Cachoeira dos Alves deixou de fornecer água para toda os moradores devido devido a grande incidência de raios e ventos na localidade que afetou o motor bomba.

A previs√£o da volta do abastecimento da cidade est√° previsto para acontecer nesta sexta-feira (14).

√ćndices pluviométricos

A EMPAER, ger√™ncia de Itaporanga, divulgou o registro pluviométrico de algumas cidades da Regi√£o Metropolitana do Vale do Piancó. Confira:

Aguiar - 11.6mm

Boa Ventura - 13.1mm

Conceição - 64.0mm

Coremas - 29.0mm

Curral Velho - 54.8mm

Diamante - 14.7mm

Emas - 56.5mm

Ibiara - 17.2mm

Itaporanga- 33.0mm

Olho d'√°gua - 50.2mm

Pedra Branca - 20.2mm

Piancó -70.1mm

Santa Inês - 18.7mm

Santana de Mangueira-17.8mm

S√£o José de Caiana-18.9mm

Serra Grande - 14.6mm

Fonte: Com PiancóNews e Vale do Piancó Notícias
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2022 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta