Brasil Satélite

Primeiro satélite brasileiro é lançado no espaço

Pion-BR1 foi desenvolvido por uma startup no Brasil e já está em órbita.

Por Hélder Loureiro Pegado

13/01/2022 às 18:50:13 - Atualizado há

O lançamento do foguete Falcon 9 da Spacex levou a órbita o primeiro satélite brasileiro: o "Pion-BR1". Desenvolvido por uma startup Brasileira, a Pion Space, ele se tornou o primeiro satélite criado de maneira privada no país a ir para o espaço.

A missão espacial ocorreu nesta quinta-feira (13). Segundo a startup, a intenção é promover acesso à tecnologias espaciais e aumentar a interação de estudantes.

O Pion-BR1 é uma espécie de mini-satélite. Ele pesa menos de 1kg e tem aresta de 5cm e um volume total de 125 cm³. Entre as possibilidades fornecidas com o envio dele estão: a avaliação de temperatura interna e externa, coleta de dados de um experimento desenvolvido no Brasil e a avaliação de um satélite artificial no espaço.

A chegada a órbita foi confirmada pela própria startup em rede social. "Hello world", que significa "olá, mundo", foi um dos termos utilizados pela Pion Space para confirmar a operação.

Fonte: Folhopress
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2022 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta