Vale do Piancó Wilson Braga

População de Conceição reza missa pelo falecimento de dois anos do ex-governador Wilson Braga

A missa, em sua intenção, ocorrerá logo mais às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e será transmitida pela Rádio Conceição FM.

Por Hélder Loureiro Pegado

17/05/2022 às 10:47:04 - Atualizado há

Nesta terça-feira (17), completam-se dois anos da morte de Wilson Leite Braga, ex-governador da Paraíba, natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba. O político morreu na noite do dia 17 de maio de 2020, em João Pessoa, vítima de Covid-19, aos 88 anos de idade.

A missa, em sua intenção, ocorrerá logo mais às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e será transmitida pela Rádio Conceição FM, de propriedade do ex-prefeito Alexandre Braga Pegado, sobrinho do ex-governador.

Em João Pessoa, às 17h, outra missa será celebrada na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, para lembrar a a morte do casal, ex-governador Wilson Braga e da ex-primeira-dama e ex-deputada Lúcia Braga.


Depois de seu falecimento, o ex-governador recebeu homenagens em várias cidades da Paraíba. Em Conceição, por exemplo, ele foi homenageado como o nome na principal avenida da cidade, que antes se chamava Solon de Lucena.

Outra homenagem recebida pelo filho mais ilustre da cidade foi o feriado municipal.

Wilson Braga foi governador da Paraíba de 1982 a 1986. Era casado com a ex-deputada federal Lúcua Braga, que também morreu vítima da Covid-19. O casal deixou três filhos.

Trajetória

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931. Sertanejo, nasceu na Conceição. O pai, cearense, migrou para Paraíba na década de 20 do século passado. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos.

Wilson Braga cresceu em meio a vida pública do pai. Começou a vida de estudante na cidade que nasceu, mas, como de costume para quem nasce no interior, Braga teve oportunidade de buscar outras cidades até chegar em João Pessoa. Morou na Casa do Estudante, instituição que ele ajudou a fundar. Cursou Direito e foi líder estudantil.

A carreira política foi formada pelos principais cargos públicos: foi deputado estadual cinco vezes. A primeira, em 1955, pela UDN, e a última em 2014, pelo antigo PMDB.


Em Brasília, ocupou a cadeira de deputado federal por sete vezes, sendo a primeira vez em 1996, pela antiga Arena, e a última em 2006, pelo PMDB.

Wilson Braga foi eleito governador do Estado pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. Ele fez parte do grupo de governadores eleitos no período da retomada das eleições diretas para governadores do Estado.


Em João Pessoa, Braga ocupou a cadeira de vereador e foi prefeito, em 1988.

O ex-governador Wilson Braga ainda hoje é lembrado pela execução do projeto Canaã, que buscava autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, com a utilização de recursos hídricos de forma integrada. Também conhecido pelos mutirões para construção de casa para baixa renda em bairros de periferia de João Pessoa e trabalhos de assistência social no estado.

Fonte: Com redação
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2022 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta