Economia Imposto de Renda

Reta final: Contribuintes têm até o dia 31 para entregar imposto de renda; áudio

Para quem deixou para as últimas horas, a orientação do contador Matheus Pereira é de enviar a declaração incompleta e depois fazer as correções.

Por Hélder Loureiro Pegado

18/05/2022 às 11:49:25 - Atualizado há

Restam duas semanas para o fim do prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022. Quem não enviar até o dia 31 de maio estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, portanto, quem não declarou deve correr contra o tempo e providenciar os documentos.

Para quem deixou para as últimas horas, a orientação do contador Matheus Pereira é de enviar a declaração incompleta e depois fazer as correções. "Para a galera que deixa para última hora, a orientação é lançar o máximo de informações possíveis. Caso não consiga pegar os informes de rendimentos com as empresas, pode fazer um certificado digital ou criar um código de acesso ao ECAC e procurar um contador para que ele busque as receitas declaradas no CPF, para que ao menos em relação aos rendimentos todas as informações sejam lançadas", destaca o contador.

O importante mesmo é declarar dentro do prazo. "Na possibilidade de não dar tempo de fazer nada disso, a pessoa pode fazer uma declaração com alguns valores aleatórios, e em seguida quando conseguir as informações, retificá-la", explica. Esse ano, o programa de Declaração de Imposto de Renda Pessoa trouxe uma novidade para quem tem direito à restituição: a possibilidade de pagamento via Pix. "Quem optar por receber via Pix, tem que ter o CPF cadastrado como chave. Essa foi a principal alteração que teve esse ano, as demais coisas permanecem iguais", reitera Matheus.

Fonte: Com redação
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2022 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta