Vale do Piancó Agricultura Familiar

Entidades rurais do Vale do Piancó buscam assessoria particular, mediante situação caótica da Empaer

Francisco Limeira, presidente da Associação do Moradores da Região da Serra de Diamante tem se especializado na assessoria de projetos rurais na região do Vale do Piancó.

Por Hélder Loureiro Pegado

04/06/2022 às 23:49:47 - Atualizado há

Deficiência no quadro de extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) tem levado a população a contratar serviços particulares na tentativa de fortalecer a agricultura familiar nos municípios de Conceição e Diamante, na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano.

O mobilizador social rural e segundo-secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Conceição e presidente da Associação dos Moradores da Região da Serra de Diamante, Francisco Limeira Diniz, falou sobre ações no mudo rural desenvolvida na região que só foram possíveis graças ao envolvimento social e à contratação de profissionais especializados para o processo de legalização das associações de agricultores e agricultoras para que pudessem participar de licitações de projetos do Cooperar do Governo da Paraíba.

"A gente também está ajudando as associações de Diamante, de São José de Caiana, de Santana de Mangueira, aquelas que procuraram o nosso apoio pra gente orientar e auxiliar na inserção das suas demandas no Sistema Sigma Cooperar que é um sistema que veio desburocratizar o Projeto Cooperar dando acesso direto das associações ao Projeto Cooperar", explica.

Chico Limeira explica ainda que a ação permitiu protocolar nesse primeiro semestre do ano mais de 80 projetos junto ao projeto governamental na aquisição de cisternas, passagens molhadas, abastecimento de água completo, ações de apoio a caprinocultura, plantação da palma forrageira, energia solar para irrigação de pequenas áreas, dentre outras ações estruturantes.


"O quadro de profissionais extensionistas da Empaer está criticamente defasado e a cada dia a prestação de serviço à comunidade rural está ficando, no mínimo, caótica", lamenta Diniz. Ele alerta da necessidade de que o órgão faça concurso urgentemente pra inserir jovens profissionais nas questões mais burocráticas e resolutivas para a revitalização da empresa.

Mais informações, ligar: (83) 9.9693-8026.

Fonte: Com assessoria
Comunicar erro
Paraiba Em Pauta

© 2022 Paraíba Em Pauta - Jornalismo Plural, de Interesse Público! Todos os direitos reservados à Pauta Comunicação & Assessoria.
Rua Vigário Calixto, 1754, Catolé, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Paraiba Em Pauta