A Marinha, que gerencia a Capitania, informou através de nota que o navio de transporte "Thaís IV" submergiu aproximadamente a 60 milhas náuticas - pouco mais de 111 quilômetros - de Cabedelo, na Paraíba.
Um navio de carga afundou nesta quarta-feira (22) a 60 milhas de Cabedelo (aproximadamente 120km), ainda nos limites do Litoral paraibano. Ele havia saído de Recife com destino a Fernando de Noronha levando mantimentos para o arquipélago, mas foi à pique durante o percurso. Ainda não se tem informações oficiais sobre o motivo do acidente, mas o mau tempo pode ter sido um fator preponderante.
A Capitania dos Portos de Pernambuco emitiu nota oficial por volta das 18h. Confirmou que trata-se do navio Thaís IV. E que o navio mercante Nazenin, que passava pelo local, resgatou com vida quatro dos oito tripulantes. Os demais seguem desaparecidos.
Apesar do naufrágio ter sido no litoral paraibano, todo o resgate está sendo coordenado pelo Salvamar Nordeste, com sede em Natal, e pela Capitania dos Portos de Pernambuco. O Salvamar Nordeste é o órgão que concentra os resgates em toda a região. E esse acionou Pernambuco por ser o ponto origem e de destino da embarcação que afundou, já que o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado território pernambucano.
Existe um protocolo de Busca e Resgate em aberto. Todas as embarcações da região foram avisadas do naufrágio e orientadas a ficar em alerta, em busca de sobreviventes ou vestígios da embarcação que afundou. Foi esse alerta que fez com que o navio mercante encontrasse quatro dos náufragos.
Além disso, dois navios patrulhas e uma aeronave especializada em missões de busca e salvamento se deslocaram para o local. Os tripulantes resgatados vão ser realocados nesses navios, quando a embarcação mercante poderá seguir viagem.